15 de jul de 2010

Promoção de Votação .Saiba o que há por trás dessas problemáticas promoções!

Promoção de Votação - O que você acha de promoções e Concursos de Votação, indicações, visualizações, jogos e coisas do gênero?

A maioria dos participantes detestam, mas porquê as empresas insistem nesse tipo de mecânica que dá tanta dor de cabeça depois?

Promoção de Votação é MKT Negativo!

Promoção de Votação - O decepcionante mundo das promoções de votos

Tudo começa quando você vê uma promoção, o prêmio é bacana e tal, você se empolga e corre para ler o regulamento, cheio de fé, quando se depara com a seguinte frase “ os xx mais votados” ganharão... pronto sua alegria desce pelo ralo da indignação...

A maioria já até tentou, pensando : "Ah legal vou pedir a galera pra votar não deve ser tão difícil”.

Eis que no ranking surge um cidadão com 12678340945904 milhões de votos da noite para o dia...

"Que cara popular!!!". Só que não.

Popular nada, se você não sabe o que rola por trás desses “votos” o Baú da Promoção te conta agora:

- Visualização: Pessoas usam um aplicativo para visualizar a página repetidas vezes sozinho.

- Votação por Ip: Só mudar de IP . Como? Com Programinhas que repetem o processo.

- Votação com confirmação de email: Acredite tem pessoas com uma lista de mais de 10 mil emails para essa finalidade com cadastros prontinhos para serem usados em promoção de votação.

- Joguinhos e Quiz: Existem programas que alteram a pontuação, usam programas para parar o tempo e por aí vai.

- Indicação: O mesmo caso da votação com confirmação. Listas gigantescas com emails criados com cadastros falsos e etc. Pegam CPF na internet em listas de aprovados em concursos, telefones, inventam todo o cadastro.(e é crime tá?)

- Curtidas No Facebook: Perfis falsos, trocas de votos com estrangeiros e sites que te permitem trocar likes.

Promoção de Votação - As piores promoções


Cada caso é um caso e para todos eles há meios de burlar. Há não ser que a empresa desclassifique o tempo todo e no final sobre você com os seus 100 votos de amigos verdadeiros. (Se fosse assim estava bom).

Se você já ganhou um concurso e está pensando “eu não usei isso”. Tá, mas qual o tamanho do prêmio que era oferecido? Uma bolsa?

 Não, definitivamente quem faz esse tipo de coisa quer e está acostumado com prêmios grandes: Viagens , TV'S e etc...

Então concursos de pequeno porte, desconhecidos da galera e com prêmios pequenos não os interessam.

 Aí você até ganha sendo muito guerreiro para alugar todo mundo e quiçá conseguir uns votinhos.

Agora a pergunta que não quer calar?

Por que cargas d’água as empresas fazem promoção de votação?

A impressão que dá é que a galera do MKT das empresas não querem trabalhar, não querem colocar a mão na massa, mostrar que são formados e sabem o que é CRIATIVIDADE! Criatividade para inovar, para criar cases de sucesso, e chamar a responsabilidade para si.

Se as empresas soubessem o quão negativo é esse tipo de MKT não os faria...

Dá participantes?

Dá claro, muitos inocentes que se cadastram e depois se frustram com os votos e tempos absurdos e desistem .

Dá curtidores, seguidores? Sim, falsos, aos montes.

Se fizessem um Concurso para a comissão julgadora que promove escolher garanto que o retorno positivo seria muito melhor e maior, ou ainda sim um sorteio...

A diferença de um Concurso que Comissão escolhe e da que o "povo" vota ?

Quando vamos fazer uma frase sabendo que a comissão escolherá a mais criativa, queremos conhecer a empresa, o produto em questão, a marca, com isso vamos descobrindo o que ela oferece, seus preços e "pimba" a maioria vira cliente com certeza e ainda espalha as vantagens para os amigos também, já que pesquisou sobre, gostou e recomenda.







Agora quem é que sabendo que vai ganhar burlando vai se preocupar em conhecer a empresa e o produto?

Ninguém... ele se garantirá sozinho com seus programas e aplicativos e cadastros inventados.

E aí a intenção do concurso que era divulgar a marca ou o produto, não vai sair do PC do nosso amigo cheio de truques, que quando ganhar nem vai lembrar que a empresa que promoveu existe.

A empresa que faz concurso desse tipo só recebe questionamentos, reclamações, insatisfação e revolta , queima filme mesmo.

Eu não viraria cliente e nem recomendaria uma empresa que faz um concurso desses sabendo que "profissionais da área ", nomes conhecidos, que sei que burlam ganhando.

Você indicaria? Se tornaria cliente?

Muitos publicitários de empresas sabem a importância de um Concurso, e de uma promoção,tanto que fazem sempre, e cada vez melhor.

Outras devem achar que não faz diferença para o crescimento da mesma um “mero” concurso...

O resultado a gente sabe, umas empresas crescendo cada vez mais, com o nosso “ falar bem , o famoso boca a boca” e outras que vão quebrando ou não fazem o sucesso que seriam capazes se soubessem a importância do MKT promocional...

Empresas entendam que somos CLIENTES e CONSUMIDORES antes de sermos“promonautas” e participantes de concursos e promoções!

Concurso de Votação é Marketing Negativo!!!

P.S:O Baú fala em nome de dezenas de emails recebidos repudiando esse tipo de concurso, amigos no twitter e em comunidades que também pensam assim.





center>
Curta a página do Baú da Promoção no Facebook e fique por dentro das melhores promoções.
Comentários
17 Comentários

17 comentaram:

APPedrosa disse...

Agora entendi uma promoção que participei. A maioria tinha até dez votos, os bem votados tinham cem votos, os muito bem votados, mil e poucos votos e os que venceram, quase 50 mil votos. Aí achei que tinha alguma coisa errada e desisti desse tipo de promoção, por mais atraente que o prêmio seja e por mais bacana que a empresa me pareça.

Sheyla Amaral disse...

Meu Deus, aí está tudo o que eu queria dizer! Esse texto deve ser encaminhado a todas as empresas que fazem promoções e escolhem esse tipo de modalidade, injusta e suja.

Joseane disse...

Disse tudo que a maioria dos promonautas gostaria de dizer. Concordo plenamente: promoção de votação é marketing negativo! É muito melhor participar e perder para uma pessoa criativa em um concurso onde está sendo avaliada a criatividade do que nem participar porque sabe que não vai ter a chance de ganhar ou perder horas, dias e semanas tentando ganhar um prêmio tão desejado e no final perder para a "esperteza" de alguém.

alecrim75 disse...

A única vez que quase participei desse tipo de promoção foi devido a mudança de regra da própria empresa, antes a escolha da frase seria feita pela tal equipe de mkt, no meio do concurso decidiram mudar para votação. Escrevi para a empresa solicitando meu descadastramento que foi atendido. Como sou impaciente para enviar e-mails pedindo votos e nem tenho 1 milhão de amigos feito o Roberto Carlos, não participo. Depois de saber de todos os pontos negativos, quero distância.

Otimista disse...

Assinamos embaixo! Veja post do nosso site, no qual abordamos o mesmo tema:

http://oconcursocultural.blogspot.com/2010/04/democracia-nos-concursos-culturais.html

ana disse...

Baú,
Minha sugestão é a seguinte:
Não divulgue nesse site qualquer promoção que tenha esse tipo de promoção!
PS: Entrei na promoção do Porcão, que ainda está acontecendo! E como sempre, deu nisso...suei pra conseguir 85 votos, e uns fulanos lá aparecem com 10 mil! Reclamei no twitter deles, e disseram que a área técnica tá de olho nisso! Será???
Eu duvido!

Cinthya Macchia disse...

Normalmente adoro promoções com votos e também fico indignada, pois muitas pessoas usam esses truques mas já ganhei vários prêmios e concursos GRANDES divulgando!

O segredo? Fui candidata à musa do meu time do futebol, o que simplesmente aumentou minha popularidade e conto com 4 orkut's lotados com 1000 amigos cada um, um twitter com 13 mil seguidores, entre outras fontes de divulgação!

Mas sei de muita gente que usa esses truquezinhos espertos... ¬¬''

Sobre o que a APPedrosa disse... tem gente que ganha com 50 mil votos, 150 mil votos, 200 mil votos... mas normalmente em promoções que liberam votos ILIMITADOS por IP, ou seja, não precisa nem de truque: vence o mais desocupado e não o mais desonesto!

E muitas promoções de votos desclassificam o tempo todo, ao menos eu já vi VÁRIAS.

Emerson Rodrigues disse...

Concordo com tudo que vc disse nesse texto, só uma coisa não concordo, é q no concursos de frases, eles recebem mais de 500 mil frases, e fica dificil para os mkt, selecionarem a mais criativa, então eles fazem o seguintes selecionam algumas e depois fazem um sorteio, o que não quer dizer q aquela frase é a mais criativa....então os concursos que são refinados pela votação (limitando ips) e depois eles selecionam ex.: entre as 100 + votadas os ganhadores tbm acho legal.

JEAN disse...

parabens pela coragem DE DENUNCIAR!
É muita maracutaia mesmo!

ODEIO VOTAÇÃO
MAIOR GOLPE...

JEAN JAVARINI
CAMPANHA NÃO A VOTAÇÃO

azuki disse...

Estava pensando nisso hoje! Estou participando de uma promoção e realmente vi que não conseguiria NUNCA ultrapassar a primeira colocada que tinha um número imbatível de votos! Aí, dei uma 'gogada'no nome da pessoa e vi que ela era veterana no 'negócio', sempre ganhou de longe os concursos por votação!Em um deles, reclamou e quis processar a empresa que premiou o que tinha menos votos e a mesma respondeu que neste caso, 'os vencedores foram aqueles que não burlaram o regulamento quanto aos votos'!! Eu nunca mais participo de concursos por votação!!Parabéns pela iniciativa de denunciar e tbm abrir os nossos olhos!

Natália disse...

Eu não entendo, como que as agências de publicidade ainda insistem em campanhas e promoções por votação... Péssimo desestimulante e muitas vezes injusto.

Me nego a participar!

Elide disse...

Putz, promoção de votação é triste mesmo, participei de uma na copa que foi feia, sem comentarios, se algumas o prêmio fosse melhor....

Ibrahim Pro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ibrahim Pro disse...

Eu participo em várias promoções de VOTAÇÃO e JOGOS.
Delas, ganhei na da Coca-Cola (Kit Comemoração de 400 Votos) que no regulamento disse que pode revotar na sua comemoração! E ganhei na da Casas Bahia (Gibi que criei do Dia dos Pais nas casas bahia). Vejam meu gibi: Papai é Peixão!

Fora essas promoções, a última que participei foi a do SPRITE da LATA PERSONALIZADA, fiz 07 Latas e até umas com outros users da minha família e não ganhei =/! Minha Lata que tinha mais VOTOS ficou com 625 Votos! e de um dos 30 ganhadores: 39.803 Votos! E só tinha 10 dias para VOTAR na LATA (10 VOTOS POR DIA)! =/ aí sim, mesmo se a lata do cara que ganhou foi simples...

Sra.Bates disse...

perfeito esse texto!

eu ja ganhei umas....3 promoçoes de indicaçao de amigo e visualizaçao de paginas ...mas...tennho que admitir que nao foi 100% limpo xD
mas nem se compara aos scripts e bots que os caras colocam...

realmente nao curto essas promos desse tipo nao ;o

Zaratustra__ disse...

Estava participando de um concurso de votação pela primeira vez, cujo prêmio é uma viagem. Quando tudo parecia bem, do nada apareceram 3 pessoas com votações impossíveis, em questão de minutos. Olhei no google quem eram essas pessoas, e vi que todas eram grandes vencedoras de concursos de votação, sendo que uma delas em mais de um concurso, tinha marido, parente, parente do marido e claro, ela mesma, nos primeiros lugares. Palhaçada!!

Kaká disse...

Acho que as empresas, departamentos de marketing e agências de publicidade não são tão burros assim pra colocar em prática uma promoção que não funcione positivamente. Afinal, muito dinheiro é investido na realização de uma promoção, seja ela por votação, por concurso cultural ou comercial. E se ela não dá certo pro consumidor, com toda certeza o resultado pra empresa é ainda pior.

Aliás, é simples pedir sorteio, já que a maioria das pessoas desconhece a burocracia e os custos envolvidos no registro de tais promoções, assim como de vale-brindes.

Achei o artigo bem tendencioso...