4 de abr de 2014

A Promoção na Visão do Consumidor brasileiro!

A Promoção na Visão do Consumidor brasileiro - Pesquisa da Agência NewStyle 


A Agência NewStyle fez  uma pesquisa para entender a visão do consumidor sobre as promoções e os dados dessa pesquisa você encontra numa série de 10 vídeos no site Promológico!



Já estava na hora de alguém ouvir os consumidores e clientes sobre o que eles realmente acham quando o assunto são as promoções que eles veem na TV, no Supermercado, na Internet...

Afinal, quem é que nunca participou de um "sorteiozinho", de uma promoção de juntar embalagens, de uma promoção "Compre e Ganhe"?

A ideia de "ganhar" um prêmio é muito tentadora , afinal as promoções são um meio da pessoa realizar um sonho, como ter uma casa própria, um carro, realizar aquela viagem dos sonhos.

O mundo das Promoções e os consumidores 

Porém, a maioria das agências parecem não querer "acompanhar" o mundo e continuam a usar velhas fórmulas que não condizem mais com a mentalidade dos consumidores de hoje.

Há 5 anos com esse blog focado no mundo das Promoções e dos Concursos Culturais vejo uma "visão errada" das agências sobre quem "participa de promoções". 

Um dos maiores erros é achar que só  donas de casas e pessoas da classe C  participam de promoções.  (Já tivemos o desprazer de ler esse tipo de preconceito por aí).

Todo mundo gosta de participar de Promoção. Até a Sasha ( filha da Xuxa ) ganhou um Audi e o Xororó ganhou um Vídeo Game no sorteio, porque nós, advogados, médicos, engenheiros, professores e qualquer pessoa de qualquer profissão ou classe social não podemos tentar a sorte participando de promoções que as marcas  que usamos estão promovendo?

Assisti todos os vídeos do Promológico e gostei do que vi. Quem sabe assim, as empresas/agências comecem a dar mais atenção aos consumidores?

Dados interessantes das pesquisa sobre promoções:

- 82% dos entrevistados querem promos mais rápidas.

Claro, porque hoje para participar de uma promoção é uma verdadeira luta, compra, cadastra, guarda embalagem... Isso quando a empresa não inventa mais "etapas" no processo de participação complicando ainda mais a vida de quem participa.

- 83% dos entrevistados querem que o ganhador das promoções seja divulgados de forma clara

Ao ler esse dado, lembrei da Avon, que no passado fazia promoções maravilhosas, mas ninguém achava a lista de ganhadores, chovia consumidoras da marca aqui no blog perguntando onde localizar as ganhadoras, nunca conseguíamos achar... 

Isso desanima a galera, dá a impressão de que não "foi verdade" a promoção.

- Concurso Cultural: Ninguém quer pagar mico, com mecânicas pouco criativas como mandar um vídeo constrangedor ou responder perguntas idiotas. O consumidor detesta ser subestimado. 

Aí entra uma estatística dos leitores do Baú..rs... 90% odeia responder perguntas do tipo: "Porque você merece"  ou "Que loucura você faria?". 

Alguns leitores entenderam nessa parte que a galera que fez essa pesquisa quer morte aos Concursos Culturais, eu não entendi assim, entendi que ninguém gosta de mecânica idiota segundo os pesquisados.

- 83% dos entrevistados participariam de promoções se conhecessem alguém que já tivesse ganhado.

Sabemos muito bem disso né galera? Quantas e quantas vezes você não viu seus amigos, vizinhos e familiares começarem a participar de promoções porque viram que você participa sempre e ganha?

E depois alguns ainda acham que nós, que ADORAMOS MESMO UMA PROMOÇÃO não agregamos valor à empresa, à marca...

 Como não, se somos  consumidores e os maiores divulgadores?

Enfim, aconselho que vejam os vídeos do Promológico, se você quer entender a visão do consumidor sobre as promoções.





Excelente trabalho da Agência NewStyle, agência que sempre inova e atende grandes marcas.

Conheça: http://www.promologico.com.br/

Artigos Relacionados:

Curta a página do Baú da Promoção no Facebook e fique por dentro das melhores promoções!

Comentários
0 Comentários

0 comentaram: